domingo, 17 de outubro de 2010

Sobre as novas atualizações

A partir desta segunda-feira, 18, o blog começa a contar com conteúdo próprio. As matérias serão produzidas pelo estudante Diógenes de Souza e tratam de diversos estudos desenvolvidos na Universidade Federal de Sergipe (UFS), em diferentes áreas do conhecimento, e que talvez ainda não tenham sido divulgadas através de outros meios de comunicação. Os textos serão postados, inicialmente, com intervalo de um dia. Portanto haverá atualizações às segundas, quartas e sextas-feiras.

O conteúdo pode ser copiado e divulgado por aqueles que se interessem, desde que dado o devido crédito. Caso algum veículo de comunicação se interesse em produzir conteúdo exclusivo com as fontes da matéria basta enviar um e-mail ao autor do blog, que dispõe dos contatos necessários.


Como descrito na definição deste espaço, o UFS Ciência nasceu para embasar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A proposta é preencher a lacuna existente não só no âmbito institucional, mas também na imprensa sergipana, com notícias e reportagens sobre o desenvolvimento científico e tecnológico local. Atualmente, a maior iniciativa nesse sentido é a Agência UFS de Divulgação Científica, que mantém um espaço regular de divulgação de estudos e pesquisas no jornal Cinform e no Portal UFS.

Enquanto ferramenta alternativa de comunicação, o blog apresenta um espaço onde o dinamismo e a interatividade promovem um debate aberto entre diversos agentes sociais, o que demonstra em parte o potencial da internet quanto ao cumprimento de garantias sociais, a exemplo do acesso ao conhecimento científico, muitas vezes estigmatizado na figura do Dr. Pardal recluso em sua Torre de Marfim.

É necessário, portanto, que para a sua eficácia haja a participação, principalmente, de pesquisadores interessados em divulgar os seus trabalhos e jornalistas convencidos da necessidade de se promover a ciência como fato noticioso, de interesse geral. Estamos abertos a sugestões, comentários, críticas e quaisquer outros tipos de colaborações.

Nenhum comentário: