terça-feira, 7 de setembro de 2010

Desvendando a 'Torre de Marfim'



Tornar público aquilo que se produz na comunidade científica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) é o principal objetivo deste espaço. Esta página nasceu para embasar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A proposta é preencher, com sugestões, a lacuna existente não só no âmbito institucional, mas também na imprensa sergipana, com notícias e reportagens sobre o desenvolvimento científico e tecnológico local.

Aqui serão publicadas matérias jornalísticas com conteúdo multimidiático de apoio, tais como vídeo, fotos e infográfico de pesquisas desenvolvidas na UFS estimulando, portanto, uma cultura de Jornalismo Científico no Estado. Atualmente, a maior iniciativa neste sentido é a Agência UFS de Divulgação Científica, que mantém um espaço regular de divulgação de estudos e pesquisas no jornal Cinform e no Portal UFS.

Enquanto ferramenta alternativa de comunicação, o blog apresenta um espaço onde o dinamismo e a interatividade promovem um debate aberto entre diversos agentes sociais, o que demonstra em parte o potencial da internet quanto ao cumprimento de garantias sociais, a exemplo do acesso ao conhecimento científico, muitas vezes estigmatizado na figura do Dr. Pardal recluso em sua Torre de Marfim.

É necessário, portanto, que para a sua eficácia haja a participação, principalmente, de pesquisadores interessados em divulgar os seus trabalhos e jornalistas convencidos da necessidade de se promover a ciência como fato noticioso, de interesse geral. Estamos abertos a sugestões, comentários, críticas e quaisquer outros tipos de colaborações.

Nenhum comentário: