segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Perfil lipídico de crianças e adolescentes serve de alerta para a prevenção de doenças cardiovasculares

Mudança nos hábitos alimentares deve
vir ainda na infância (Foto: Revista Crescer)
Uma pesquisa realizada entre 2008 e 2009 no Ambulatório do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) aponta que 64,9% das crianças e adolescentes sergipanos podem desenvolver algum tipo de doença cardiovascular quando adultos. Os problemas podem ser desencadeados por concentrações anormais das taxas de lipídios e lipoproteínas no sangue, as chamadas dislipidemias, uma das principais causas de mortalidade no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Durante muito tempo permaneceu no senso comum a idéia de que as alterações nos níveis de colesterol e as conseqüências disto na saúde eram exclusividade dos adultos. No entanto, já se sabe que em todo o mundo 38,5% das crianças e adolescentes apresentam o problema. O diagnóstico precoce pode garantir que a criança com dislipidemia garanta a qualidade de vida na fase adulta.

O que acontece atualmente, no entanto, é o contrário. “Essas doenças são silenciosas e quando elas ‘explodem’ já estão em grau avançado. Por serem mais comuns nos mais velhos, dificilmente se pede que o exame [de colesterol] seja feito ainda na infância. É necessário haver um alerta da necessidade de prevenção”, alerta o professor do Departamento de Medicina da UFS Celso de Barros, que coordenou o estudo ‘Análise do Perfil Lipídico de Crianças e Adolescentes do Estado de Sergipe’, junto à professora Elenilde Gomes e o estudante de Medicina Manoel Vinicius Araki.

O objetivo do estudo é justamente conhecer onde mora o problema e quais seriam as alternativas de solucioná-lo em um trabalho de prevenção focado na população. “Não é rotina pedir que sejam realizados exames de colesterol em crianças, mesmo que uma única coleta de sangue sirva para esse propósito. É justamente nesses casos que o problema pode estar mascarado”, acrescenta Barros.

Dados

Vinícius Araki vai apresentar o trabalho
em congressos da área médica
(Foto: Blog UFS Ciência)
Para se analisar o perfil lipídico foram consultados os exames de 297 pessoas atendidas no Ambulatório do HU. O estudo compreendeu esses públicos em duas faixas de idade – 6 e 10 anos e 10 e 20 anos. “Consideramos quatro tipos de ocorrências: colesterol total, LDL, HDL e triglicéridos. Nos casos em que a pessoa não tinha histórico familiar, nos pedimos que mesmo assim os exames fossem solicitados pelo médico”, explica o estudante.

Apesar do grande índice de alteração constatado, chamou a atenção dos pesquisadores a baixa prevalência de alteração nos níveis de LDL (apenas 7,3%), o chamado 'mau colesterol'. Esse aspecto do resultado do estudo é tido como positivo, pois as altas taxas de LDL podem decorrer em um ataque cardíaco ou em acidente vascular cerebral (AVC). Por outro lado, 41,7% dos jovens possuem alterações nos níveis de HDL, o 'colesterol bom'. O dado não é visto com bons olhos, entretanto, porque o HDL protege o organismo do acúmulo de gordura no sangue, impedindo os ataques cardíacos. Em índices baixos, entretanto, os riscos de doenças cardíacas aumentam.

Alimentação

Vinícius Araki e Celso de Barros apontam como principal responsável pelo surgimento das dislipidemias em crianças e adolescentes a alimentação. “O hábito é errado em crianças e adultos. Assim como no Nordeste, nós temos no Estado uma cultura alimentar em que predominam as frituras. A orientação aos pais para a mudança desses hábitos sempre existe”, diz o professor.

Por isso a pesquisa dará vez a um projeto de extensão cujo enfoque será justamente a orientação alimentar em escolas e creches. Os dados atuais, quando concluídos, serão apresentados em congressos de diversas áreas médicas como endocrinologia, cardiologia, nutrição e pediatria.

Por Diógenes de Souza

Nenhum comentário: